Quais as características das gerações Y e Z? Quem são esses jovens? Por que saber isso pode mudar suas estratégias de atração de alunos?

Se você não faz ideia de como responder essas perguntas ou tem uma vaga noção, está no lugar certo. Porque aqui abordaremos as principais características das gerações y e z para que entenda cada uma delas. Além disso, pontuaremos também algumas dicas para atrair esses perfis de alunos na sua escola profissionalizante.

Características das gerações Y e Z

Separar e classificar as pessoas em gerações é uma atitude comum de cientistas sociais e que facilita no estudo do comportamento humano. Separando os grupos por épocas e costumes, ajuda a entender movimentos artísticos, fenômenos da economia e, também, rende belas análises mercadológicas.

Antigamente, cada geração durava, em média, um período de 20 anos. Mas, hoje em dia essa classificação é feita por períodos menores devido às mudanças comportamentais e sociais que o mundo sofreu após a Revolução Tecnológica.

Entender as características das gerações Y e Z é fundamental para que você possa personalizar suas estratégias de captação de alunos para ser mais assertivo e conseguir atender a diversidade do seu público. Entenda mais adiante.

1. Geração Y (Millennials):

Sem mais delongas, a Geração Y é formada pelos jovens de meados da década de 1980 até o final de 1990. São também conhecidos como Millennials. Nasceram em meio às grandes mudanças tecnológicas ou as acompanharam. Foram os pioneiros em estudar na modalidade de educação à distância e a experimentar o ensino interativo.

Por isso, são mais exigentes com relação ao que e de quem consumir. Para convencê-los é preciso oferecer produtos e conteúdos autênticos e personalizados.

2. Geração Z

Já a Geração Z é a que veio depois. Formada, portanto, pelos nascidos a partir dos anos 2000. É complementar à Y, pois também vivenciou a tecnologia desde cedo. A diferença é que esses jovens nasceram muito mais inseridos nela que os anteriores. Por isso, são conhecidos como nativos digitais.

São dependentes de smartphones, tablets e interações em redes sociais em tempo real. E um pouco mais exigentes que os anteriores e conhecidos por pensarem ‘fora da caixa’. Gostam de autenticidade e de sentir que consomem produtos feitos para eles.

Agora que já entendeu as características das gerações Y e Z, que tal aprender algumas dicas de captação para elas? Vamos lá!

Gerações Y e Z: como atraí-las para a sua escola

Até aqui você aprendeu quem faz parte das gerações Y e Z. E também pode entender que uma é complementar à outra. Mas, se diferenciam por uma simples questão: enquanto a primeira passou a infância ou adolescência toda utilizando televisão, computadores e telefones móveis, a geração Z nasceu teclando. Uma viu a ascensão e surgimento, a outra nasceu enquanto as tecs já estavam inseridas na sociedade.

Por conta disso, ambas compartilham de características e comportamentos. Veja como usá-los ao seu favor na hora de captar esses alunos:

A) Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das muitas estratégias do marketing digital que consiste na produção de conteúdo personalizado para o seu público-alvo. Como estamos falando das gerações de consumidores mais exigentes, que tal começar por esta ação na sua escola?

Uma boa forma é fazer um blog e compartilhar conteúdos que falem a língua deles. Por exemplo, a revolução tecnológica nas salas de aula, profissões do futuro (youtuber e desenvolvedor de games) e as mudanças que a tecnologia causou no ambiente de trabalho.

B) Presença nas redes sociais

Estamos falando das características das gerações Y e Z e, como já deve ter notado, a mais marcante em ambas é o contato com as variadas tecnologias desde cedo. Portanto, o gestor escolar que quer conquistar esses alunos seja captando, seja fidelizando, deve pensar sobre perfis em redes sociais.

Não estamos falando da sua conta pessoal. Mas, sim, de um perfil da sua empresa. Um lugar onde possa compartilhar informações institucionais de cursos e notícias sobre educação, mercado de trabalho, carreiras, nas tecnologias, entre outras, além de manter uma comunicação mista direcionada aos alunos, ex-alunos e prospects. O perfil também pode ser usado para promover campanhas de captação on-line.

C) Eventos tecnológicos

Além de ser uma excelente forma de reforçar sua marca, promover eventos em escolas profissionalizantes é um jeito diferenciado de atrair prospects para que se tornem novos alunos. Pense bem a respeito de workshops, feiras e aulas demonstrativas.

D) Ofereça benefícios

Todos nós gostamos de algum tipo de desconto ou benefício quando adquirimos um produto ou contratamos um serviço. Millennials e Geração Z não ficam de fora e como ambos gostam de atendimento personalizado, pense em formas de bonifica-los na hora de fechar o negócio (desde que não prejudique sua escola). Ofereça bolsas de estudos, descontos no material didático, aulas experimentais, parcerias com outras empresas. Seja criativo e oferte aquilo que pode dar!

Conclusão

Pronto! Ao chegar  aqui, você aprendeu as principais características das gerações Y e Z e também entendeu como usá-las para montar estratégias e técnicas de captação eficientes e diferenciadas para os dois perfis. Espero que todo o conteúdo tenha sido útil.

E por falar em perfil do aluno, nós temos um e-book ótimo sobre o assunto. Baixe agora mesmo esse infográfico e aprenda a identificar o perfil do seu aluno:

Infográfico Conheça o perfil: alunos de escolas livres

 

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